Geral

Filtros de água serão instalados em escolas de Vidal Ramos

Funasa vai ceder os equipamentos por laudos insatisfatórios emitidos pela Vigilância Sanitária.

Filtros de água serão instalados em escolas de Vidal Ramos

É comum escolas de comunidades rurais usufruir de água de nascentes ou de poços artesianos para consumo, inclusive no preparo da merenda escolar. O uso de agrotóxicos e outros materiais impróprios ascendem um alerta sobre a qualidade desta água. Em Vidal Ramos, a Vigilância Sanitária atua constantemente elaborando laudos, de olho na saúde das crianças. E um projeto em parceria com a Funasa, vai mudar a realidade nas escolas.

O município foi contemplado com a instalação de filtros de água. Quatro unidades escolares receberão os equipamentos, além do Centro de Recuperação a Vida, o CERVIDA, no Salseiro. “As escolas ficam no Rio das Pacas, Campestre, Rio Bonito e no Chapadão do Tigre. Assim que construídas as torres, vamos até Florianópolis buscar os filtros para instalação. Será um investimento de R$17 mil em cada unidade”, disse o prefeito, Laércio da Cruz.

Os filtros vão atender uma exigência da Vigilância Sanitária que, constantemente, faz laudos para analisar a qualidade da água. E o resultado nos últimos períodos é preocupante. “Em todos os centros foi constatado laudo insatisfatório com presença de coliformes fecais e alguns metais pesados como alumínio”, explica a fiscal sanitarista, Juliana Silva.

A expectativa da Administração Municipal é concluir a instalação dos filtros em maio. O investimento é uma parceria com a Funasa.

 

Por Alinhar Comunicação

Outras Notícias