No dia 7 de outubro, parte dos eleitores catarinenses não vai ter certeza de que seu candidato, mesmo que eleito, poderá tomar posse. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), 245 candidatos catarinenses ainda correm o risco de serem barrados. Eles tiveram a candidatura questionada na Justiça e recorrem da decisão.
O TRE-SC terminou, na última quinta-feira, o julgamento dos recursos relacionados a pedidos de registro de candidatura. No total, foram analisados 607 recursos apresentados tanto pelo Ministério Público Eleitoral, quanto por partidos e coligações.
Da comarca de Ituporanga seis candidatos a vereador e uma candidata a prefeita tiveram os registros de candidaturas questionados, pela justiça eleitoral. Após pedido de recurso pelas coligações os registros candidatos, Gilson Pierri, do PSC e Luciani Becker do PSDB, foram liberados em Ituporanga. Da mesma forma os registros das candidatas a vereadora em Imbuia Marlene Hinckel do PT e Norma Mello do PSDB, tiveram os registros liberados e seguem normalmente no Pleito.
Foram liberados também o registro da candidatura de Rosemari Krause Senem do PT de Atalanta para vereadora e o registro de Marli Goreti Bizzato como candidata a prefeita em Chapadão do Lageado.
Todos os candidatos citados estão com os registros válidos e concorrem normalmente no pleito de 7 de outubro.