Em Alfredo Wagner, a eleição para os cargos de conselheiro tutelar e suplentes acontece neste domingo, dia 10. Trata-se de uma eleição tampão. São 08 candidatas, sendo que serão eleitas três conselheiras titulares e as outras cinco serão consideradas suplentes.
Segundo o presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Fabiano de Andrade, o trabalho do conselheiro tutelar é indispensável e de suma importância para todo o município.
“O Conselho trata dos problemas da criança e do adolescente, orientando os pais quanto à vigilância com seus filhos na questão de cuidar para que estes não se encontrem em situação de risco, sendo vitimas de abuso de qualquer natureza”, diz Fabiano.
A eleição
A eleição do conselho tutelar não é obrigatória, é uma questão de cidadania e todas as pessoas que estão em dia com suas obrigações eleitorais podem votar. Ela funciona como um pleito eleitoral comum. Haverá uma urna na Prefeitura Municipal e serão utilizadas cédulas eleitorais com os nomes dos candidatos. É necessário apresentar o titulo eleitoral e mais um documento com foto, que pode ser o RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho.
No local, atuam um mesário, dois secretários e um presidente de mesa. Todos são funcionários da Assistência Social e diretores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino, cedidos para a eleição. A eleição acontece das 9 às 17 horas. Os eleitos deverão assumir o mandato em 18 de janeiro para desempenhar as atividades até janeiro de 2020.
Confira abaixo o número e o nome dos candidatos:
01 – Ana Paula Garcia
02 – Deborah Mariana Machado
03 – Amélia Maria Schweitzer
04 – Rosenilda Neuhaus Chini
05 – Simone Hasckel
06 – Franciny Nunes da Silva Pereira
07 – Taíse Schäffer
08 – Gislane Hilzendeger