O governador eleito Carlos Moisés confirmou nesta segunda-feira os quatro primeiros nomes do primeiro escalão do seu secretariado. Enquanto a Fazenda e a recém-criada Administração Prisional serão ocupadas por pessoas que já estão na gestão estadual, a Saúde e a Administração terão novidades. Pelo anúncio desta segunda, o governador eleito ainda deve anunciar cinco secretários, além dos chefes de três subdivisões da segurança pública — apenas o delegado-geral da Polícia Civil já foi anunciado.
Secretário de Administração - Jorge Eduardo Tasca
Foto: Diorgenes Pandini / Diario Catarinense
Tenente-coronel da Polícia Militar, é o atual responsável pelo Centro de Inovação da corporação estadual. Nessa função, comandou projetos como o PMSC Mobile, no qual os policiais atendem ocorrências com tablets dentro de viaturas. Afastou-se temporariamente do cargo para integrar a equipe de transição do governador eleito. Além da carreira militar, tem doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC e especialização em Administração de Segurança Pública pela Unisul.
Secretário de Administração Prisional - Leandro Lima
Foto: Diorgenes Pandini / Diario Catarinense
Agente penitenciário de carreira, atua como secretário de Cidadania e Justiça desde o início da gestão de Eduardo Pinho Moreira. Ele assumirá a secretaria de Administração Prisional, que terá as mesmas atribuições da pasta que comanda atualmente. Anteriormente, exerceu a função de secretário-adjunto da pasta durante o mandato de Raimundo Colombo e foi diretor do Deap (Departamento de Administração Prisional).
Secretário da Fazenda - Paulo Eli
Foto: Diorgenes Pandini / Diario Catarinense
Será mantido no cargo que ocupa desde fevereiro deste ano, quando Eduardo Pinho Moreira assumiu o governo do Estado. Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela UFSC, além de ter especialização em Gestão Fazendária, Eli é funcionário de carreira que atua há 34 anos na Secretaria da Fazenda e 41 anos na administração pública. Tem especialização em política e estratégia pela Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa.
Secretário da Saúde - Helton Zeferino
Foto: Diorgenes Pandini / Diario Catarinense
É o atual comandante do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Florianópolis, onde tem patente de tenente-coronel. Apesar da dedicação à carreira militar, tem formação em medicina pela UFSC e especialização em Administração de Segurança Pública pela Unisul. Antes de chegar à chefia, atuou como médico plantonista no resgate aéreo dos Bombeiros.
Por Gabriel Lima
Diário Catarinense