Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) antecipou o pagamento do Bolsa Família para beneficiários que foram atingidos pelas fortes chuvas em Santa Catarina, em setembro deste ano./ Ao todo, 4.188 moradores de 12 cidades do Alto e também Vale do Itajaí poderão sacar o benefício antecipadamente, independente do calendário de pagamento. Ao todo, a medida abrange 23 municípios catarinenses que declararam situação de emergência ou calamidade pública e é válida para 19.405 famílias de Santa Catarina que sofreram por causa das fortes chuvas.Para os próximos meses será reavaliada a necessidade de antecipar o pagamento do benefício.
Caso o beneficiário tenha perdido o cartão, poderá fazer o saque com a Declaração Especial de Pagamento, que é emitida pelo gestor municipal do Bolsa Família. O documento tem validade de 60 dias e pode ser apresentado em substituição ao cartão. De acordo com a Defesa Civil de SC, mais de 4 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas em 56 cidades prejudicadas pela chuva em Santa Catarina.
A cidade mais prejudicada foi Rio do Sul, que em setembro decretou situação de emergência por causa da cheia do Rio Itajaí-Açu, que passou dos 10 metros.
Entre os municípios beneficiados está Agronômica, Agrolândia, Aurora, Lontras, Laurentino, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Rio do Oeste e Taió, todas do Alto Vale do Itajaí.