Á Câmara de Dirigentes lLojistas de Ituporanga (CDL) informa que neste sábado, 09, não haverá, a edição do “Sábado Especial”, onde o comercio atenderia com horário estendido, até as 16h.
De acordo com o presidente da CDL, Lucio Tomazelli, a não realização do “Sábado Especial”, neste mês de março, se dá em razão da negativa dos Sindicatos em realizar o acordo coletivo de trabalho. “Caso fosse trabalhado sem a existência do prévio acordo coletivo de trabalho, os comerciantes poriam estar sujeitos a multas, motivo que levou a CDL a optar pela não realização do sábado especial neste mês de março”, explicou.
O presidente reforça que desde a reforma trabalhista, quando passou a ser facultativa a contribuição sindical, a CDL de Ituporanga e inclusive de vários outros municípios, vem enfrentando grande dificuldade na realização dos acordos coletivos para abrir o comércio em horários especiais, pois os sindicatos estão condicionando a assinatura dos acordos ao recolhimento das contribuições sindicais. “As exigências que são feitas pelos sindicatos não podem ser atendidas pela CDL, pois não podemos obrigar os lojistas e funcionários a pagar as contribuições sindicais que passaram a ser facultativas”, relata Tomazelli.
A CDL informa ainda, a todos os associados que está em busca de alternativas e medidas administrativas e judiciais para que seja possível a realização dos horários especiais nos próximos meses, mesmo sem a concordância e assinatura dos sindicatos.