A Capela Sagrado Coração de Jesus, no Cerro Negro, em Ituporanga, celebra 100 anos de história em 2026. Para marcar o centenário, a comunidade prepara três dias de programação, de sexta-feira (9) a domingo (11), com atividades religiosas, culturais e de confraternização.
Entre os momentos previstos estão a reinstalação de uma cruz centenária, passeata de veículos, plantio de uma oliveira e lançamento de um livro sobre a comunidade. Também haverá celebrações religiosas, alimentação e atividades para as crianças.
A história do Cerro Negro está ligada aos primeiros anos de formação de Ituporanga. A ministra da Eucaristia Rita Rengel participa da comunidade desde a infância e também esteve presente nas comemorações dos 50 anos, em 1976. “Eu participo dessa comunidade desde os meus dez anos de idade. E o cinquentenário foi celebrado no dia três de outubro de 1976”, recorda.
Livro vai registrar os 100 anos da Capela do Cerro Negro
Uma das ações do centenário será o lançamento de um livro que reúne a história da comunidade, desde a construção da primeira igreja até os dias atuais. O trabalho foi escrito pelo historiador Toni Jochem.
Segundo o integrante do Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC) Neimar Willemann, a publicação pretende preservar os registros para as próximas gerações. “Esse livro vai contar desde a fundação da primeira igreja até os dias atuais. Daqui 20, 30, 50 anos, essa história não ficará apagada”, explica.
Na sexta-feira (9), a programação começa à noite com celebração presidida pelo frei Alexandre. Em seguida, a comunidade fará um lanche compartilhado.
A noite também terá a reinstalação da cruz centenária da comunidade, que passou por restauração. Réplicas abençoadas da peça serão disponibilizadas durante a programação.
Passeata sairá do Parque da Cebola no sábado
No sábado (10), a concentração para uma passeata em louvor ao Sagrado Coração de Jesus começa às 16h30, no Parque da Cebola.
Os veículos percorrerão ruas da comunidade até a Capela do Cerro Negro. No local, haverá bênção dos veículos e apresentação da fanfarra do Cerro Negro.
Depois, o pároco frei Ângelo presidirá a missa, que também terá a participação de outros frades. A programação segue com confraternização e venda de filé com pão e salada. “O ponto de partida vai ser o Parque da Cebola e de lá a gente vai percorrer algumas ruas da comunidade. O ponto de encontro final será na capela”, explica Neimar.

Oliveira e réplica da antiga igreja marcam o domingo
A programação de domingo (11) começa às 9h, com missa presidida pelo frei Joselino Luckmann, natural do Cerro Negro, acompanhado de outros religiosos.
Durante as atividades, a comunidade também apresentará e instalará uma réplica em miniatura da antiga igreja.
Após a celebração, uma oliveira será plantada como árvore do centenário. Ao meio-dia, haverá almoço com buffet. Durante a tarde, a programação terá dinâmicas para adultos e crianças.
O encerramento contará com a distribuição do bolo dos 100 anos entre os participantes.
Alimentação e cartões antecipados
De acordo com os organizadores, o evento não tem fins lucrativos. Os cartões antecipados podem ser adquiridos na Lanchonete da Rita, nas farmácias Stylo Farma ou diretamente com integrantes do CPC e festeiros.
O filé com pão e salada de sábado custa R$ 60 antecipadamente. Já o buffet de domingo custa R$ 50. Também haverá venda durante o evento, com valores diferentes dos praticados antecipadamente.
Ouça a reportagem de Berta Thiesen:
Capela do Cerro Negro completa 100 anos. Foto: Reprodução / CPC