Antiga administração justifica que prestações de contas não foram aprovadas por falta de documentos da Fexponace
O anuncio feito nesta semana, pela atual administração, de que não haverá a festa nacional da cebola neste ano de 2013, ainda repercute na região. Entre as justificativas, o prefeito Arno Alex Zimmermann, citou que a administração anterior não prestou contas de recursos recebidos do Ministério do turismo.
De acordo com Arno, há problemas com as prestações de conta dos convênios referentes a duas edições da Festa da Cebola, em 2009 e 2010 e ainda convênios advindos para a realização de dois eventos natalinos na cidade, resultando um total de R$ 650 mil.
Em contato com a antiga administração, o ex-secretário de finanças Arnito Sarda, informou de que os convênios vieram para a prefeitura mas que foram repassados para a Fexponace, fundação responsável pela realização da festa nacional da cebola, responsável também em gerir os recursos, e que quem não prestou devidamente as contas, foi a fundação fexponace, que na época era presidida por Helio Góis de Oliveira.
Os convênios repassados para a realização das edições do natal luz, também promovidos na época, foram geridos pelo então Chefe de Gabinete Hélio Goes e o então secretário de Agricultura Vilmar Vandresen.
Arnito informou ainda que tanto os recursos para a realização da festa da cebola como do natal luz, foram convênios repassados pelo então deputado Nelson Goeten de Lima. O ex-secretario de finanças da prefeitura de Ituporanga acrescentou também de que a prefeitura, fez as devidas prestações, mas como alguns documentos não foram apresentados pela fexponace e organizadores dos eventos, as prestações de contas não foram aprovadas no Ministério.
O ex-prefeito Osni Francisco de Fragas, o Lorinho, também foi procurado, mas como encontra-se em viagem neste momento, preferiu não gravar entrevista, para antes se colocar a par do assunto, e na próxima semana deve se manifestar.
Da mesma forma, entramos em contado com o presidente da Fexponace Hélio Goes de Oliveira, que informou que vai reunir documentos referentes as prestações feitas na época, e deve se manifestar sobre o assunto na próxima segunda-feira.
Por Adriane Rengel