Geral

Cancelamento da festa da cebola repercute na região

Cancelamento da festa da cebola repercute na região

 

Antiga administração justifica que prestações de contas não foram aprovadas por falta de documentos da Fexponace

O anuncio feito nesta semana, pela atual administração, de que não haverá a festa nacional da cebola neste ano de 2013, ainda repercute na região. Entre as justificativas, o prefeito Arno Alex Zimmermann, citou que a administração anterior não prestou contas de recursos recebidos do Ministério do turismo.

 De acordo com Arno, há problemas com as prestações de conta dos convênios referentes a duas edições da Festa da Cebola, em 2009 e 2010 e ainda convênios advindos para a realização de dois eventos natalinos na cidade, resultando um total de R$ 650 mil.

Em contato com a antiga administração, o ex-secretário de finanças Arnito Sarda, informou de que os convênios vieram para a prefeitura mas que foram repassados para a Fexponace, fundação responsável pela realização da festa nacional da cebola, responsável também em gerir os recursos,  e que quem não prestou devidamente as contas, foi a fundação fexponace, que na época era presidida por Helio Góis de Oliveira.

 Os convênios repassados para a realização das edições do natal luz, também promovidos na época, foram geridos pelo então Chefe de Gabinete Hélio Goes e o então secretário de Agricultura Vilmar Vandresen.

Arnito informou ainda que tanto os recursos para a realização da festa da cebola como do natal luz, foram convênios repassados pelo então deputado Nelson Goeten de Lima. O ex-secretario de finanças da prefeitura de Ituporanga acrescentou também de que a prefeitura, fez as devidas prestações, mas como alguns documentos não foram apresentados pela fexponace e organizadores dos eventos, as prestações de contas não foram aprovadas no Ministério.

 O ex-prefeito Osni Francisco de Fragas, o Lorinho, também foi procurado, mas como encontra-se em viagem neste momento, preferiu não gravar entrevista, para antes se colocar a par do assunto, e na próxima semana deve se manifestar.

Da mesma forma, entramos em contado com o presidente da Fexponace Hélio Goes de Oliveira, que informou que vai reunir documentos referentes as prestações feitas na época, e deve se manifestar sobre o assunto na próxima segunda-feira.

Por Adriane Rengel

Outras Notícias