Segurança

Alto Vale pode receber câmeras com reconhecimento facial em todas as cidades

Proposta será apresentada na próxima assembleia da Amavi e quer reforçar a segurança pública

Alto Vale pode receber câmeras com reconhecimento facial em todas as cidades Câmeras de reconhecimento facial. Foto: Reprodução/tecnoblog

Um projeto que propõe a instalação de câmeras com reconhecimento facial em todas as cidades do Alto Vale do Itajaí será apresentado na próxima assembleia da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), na quinta-feira, dia 24 de abril. A proposta busca ampliar a segurança pública da região por meio da tecnologia, reduzindo a necessidade de mais efetivo policial nas ruas.

RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP

A iniciativa parte da União de Câmaras de Vereadores do Alto Vale (Ucavi) e deve ser viabilizada através do consórcio CisAmavi, responsável por projetos regionais. Caso aprovada, a implantação será realizada gradualmente, seguindo o exemplo de cidades como Rio do Sul e Ibirama, que já contam com equipamentos modernos voltados à segurança.

 

Reconhecimento facial para monitoramento inteligente

Com a instalação das câmeras, será possível identificar pessoas com pendências na Justiça de forma automática. Isso permite, por exemplo, localizar suspeitos que se desloquem entre os municípios, algo que hoje é mais difícil sem um sistema integrado.

De acordo com a comissão responsável pela proposta, composta por vereadores da região, a tecnologia trará mais eficiência ao trabalho das polícias civil e militar. Além disso, facilitará a atuação com menor número de agentes, graças ao monitoramento em tempo real.

 

Segurança regional como prioridade

Para Valdemar Schaefer, presidente da Ucavi, não adianta um município estar bem equipado se os demais não estiverem. “Se tivermos segurança de qualidade em todo o Alto Vale, conseguimos monitorar deslocamentos suspeitos entre as cidades”, afirmou.

A proposta será formalmente apresentada por integrantes da comissão, como o presidente da Câmara de Ibirama e o presidente da Câmara de Rio do Sul. A expectativa é que os prefeitos aprovem a adesão conjunta à iniciativa, permitindo que a CisAmavi coordene a aquisição e instalação dos equipamentos.

Além de identificar foragidos ou criminosos, o sistema pode auxiliar na prevenção de crimes e na resposta mais rápida a incidentes. Com a integração regional, a expectativa é criar uma rede eficiente de vigilância, aumentando a sensação de segurança para toda a população.

 

Ouça a fala na íntegra:

Outras Notícias