Produtores rurais de Alfredo Wagner que ainda utilizam notas fiscais de papel têm até o final deste mês de abril para entregar os blocos na Secretaria de Agricultura. O alerta foi feito pelo secretário da pasta, Paulo César Rossi, que destacou a importância da devolução para garantir a arrecadação do município e a comprovação da renda dos agricultores em 2024.
Segundo o secretário, o município conta com 3.600 inscrições de produtores rurais, sendo que 58% já utilizam a nota eletrônica. O uso exclusivo da nota de papel será permitido apenas até janeiro de 2026.
Outro ponto abordado foi o programa de distribuição de calcário. Neste ano, Alfredo Wagner recebeu mais de 3 mil toneladas do insumo, que já foram distribuídas. A prefeitura também realiza a entrega com frete subsidiado, no valor de R$ 850 por carga de 15 toneladas. Até agora, foram entregues 60 cargas diretamente aos produtores.
Na área veterinária, a demanda também é alta. Somente em 2025, o médico veterinário da secretaria já realizou mais de 500 ultrassonografias em animais e mais de 70 exames relacionados à sanidade equina.
Paulo César também destacou o avanço na adesão ao Selo de Inspeção Municipal (SIM). Atualmente, três estabelecimentos estão regularizados, e outros demonstram interesse. Com o SIM, produtores de alimentos de origem animal podem comercializar seus produtos em todo o território nacional, ampliando suas oportunidades de negócio.
Os detalhes na íntegra com Jonas Alves: