Agricultura

Agricultura aprova novas audiências públicas para discutir crise do setor leiteiro

Nesta quarta-feira (24), dos 15 municípios brasileiros com maior densidade de produção de leite, dez estão em Santa Catarina

Agricultura aprova novas audiências públicas para discutir crise do setor leiteiro Solon Soares/Agência AL

A crise do setor leiteiro em Santa Catarina entrou novamente em pauta na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Altair Silva (PP), na manhã desta quarta-feira (23).

Por unanimidade, o colegiado aprovou a realização de duas audiências públicas para debater a situação do setor nos municípios de Braço do Norte e Presidente Getúlio. Como explicou o proponente das audiências, deputado Oscar Gutz (PL), é preciso unir forças para buscar resolutividade para o segmento.

“Sabemos que o Oeste catarinense é a região com maior número de produtores de leite, mas esse setor nos municípios de Braço de Norte e de Presidente Getúlio também está enfrentando dificuldades”, pontuou.  

SC é o quarto maior produtor de leite
Com custo menor e queda do dólar, a importação do leite vindo da Argentina e Portugal vem gerando uma crise no segmento lácteo catarinense, em função dos custos que inviabilizam competir com o produto do país vizinho.

Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil, envolvendo  diretamente 70 mil famílias catarinenses, sendo que aproximadamente 24 mil famílias fornecem o produto para mais de 130 unidades industriais instaladas no estado.

Em 2021, Santa Catarina produziu 3,1 bilhões de litros de leite, respondendo por 8,9% da produção nacional.

Hoje, dos 15 municípios brasileiros com maior densidade de produção de leite, dez estão em Santa Catarina: São João do Oeste, Tunápolis, Nova Erechim, Marema, Braço do Norte, Princesa, Cunhataí, Iporã do Oeste, Santa Helena e Itapiranga.

A Comissão de Agricultura e Política Rural deverá definir as datas para a realização das audiências públicas em Presidente Getúlio e Braço do Norte.

Outras deliberações

Além disso, foi aprovado por unanimidade, uma reunião com a presença de representantes da Cidasc, Epagri, MAPA e Secretaria da Agricultura para discutir e levantar esclarecimentos das questões relativas à recente Portaria do MAPA Nº 840/2023, a qual aborda o vazio sanitário da soja e o calendário de plantio no estado de Santa Catarina.

E por fim, foi aprovada uma audiência pública, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL) para debater a situação normativa que suspende todos os torneios de canto e exposições de pássaros, assim como a participação de aves em exposições agropecuárias.

 

Outras Notícias