Agricultura

Afubra inicia conversa com empresas fumageiras para definir preço do tabaco

A conversa será realizada nesta quarta-feira (13) com início as 15h, para iniciar a negociação do preço do tabaco para a safra 2023/2024.

Afubra inicia conversa com empresas fumageiras para definir preço do tabaco Foto: Guga de Andrade/Afubra

As entidades representativas dos produtores de tabaco se reúnem na quarta-feira, 13 de dezembro, com uma empresa fumageira para iniciar a negociação do preço do tabaco para a safra 2023/2024. Às 15 horas serão recebidos, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul/RS, a empresa JTI.

Apesar de, normalmente, ocorrer uma rodada de negociação em dezembro, para esta safra as entidades definiram que só iriam receber as empresas que, efetivamente, já tem uma proposta de reajuste. “Realizamos e conciliamos o custo de produção, individualmente, com cada empresa fumageira. A base da negociação está pronta. Agora é aguardar que as empresas definam seus reajustes na tabela e se encontrem com a representação dos fumicultores. Como temos representantes do Paraná e Santa Catarina, consideramos mais produtivo só recebermos, em dezembro, quem já tem sua proposta para apresentar. Entramos em contato com todas, porém, apenas a JTI acenou de maneira positiva. E é com ela que iremos conversar”, esclarece o presidente da Afubra, Marcilio Drescher.

Sobre o custo de produção, Drescher explica que a variação verificada com cada empresa fumageira só será divulgada após as reuniões de negociação. “Como de praxe só vamos divulgar esses índices após todas as rodadas de negociação. Definimos essa forma para não prejudicar os acordos com as fumageiras”. Uma nova rodada de reuniões será marcada para meados de janeiro.

A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Afubra e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

Texto: Jorn. Luciana Jost Radtke/Afubra

Outras Notícias