Segurança

360 Infinito: grandes apreensões no estado marcam os 100 dias da operação

Mais de três toneladas de entorpecentes foram apreendidos durante as ações policiais

360 Infinito: grandes apreensões no estado marcam os 100 dias da operação Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ao completar 100 dias desde o lançamento, a Operação 360 Infinito, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), apresenta resultados expressivos no combate ao tráfico de drogas no estado. Com as ações, foram apreendidas 3,5 toneladas de maconha, 805,3 quilos de cocaína, 1,1 quilo de crack, 466 gramas de haxixe, 18.622 comprimidos de ecstasy, 1.300 unidades de lança perfume e 30 unidades de pés de maconha.

Além disso, foram apreendidas 76 armas, sendo quatro fuzis, 30 pistolas, 29 revólveres, 14 entre carabinas e espingardas e dois “kits Rone”, objeto que adapta pistola em submetralhadora.

Desde o início da Operação 360 Infinito já foram empregados mais de 10 mil policiais em ações de ordem pública, que resultou na prisão de 507 pessoas em flagrante delito e de 161 pessoas através de mandado de prisão e apreensão expedidos.

Em relação a veículos (carros e motos), foram apreendidos 31 por registro de roubo/furto e 372 por infrações e delitos de trânsito.

Uma das ações mais recentes ocorreu em Chapecó no dia 27 de junho, onde uma denúncia sobre um veículo que continha drogas no interior, uma mulher foi abordada e após buscas, foi localizada uma submetralhadora artesanal, um “kit Rone” e uma espingarda calibre 12.

Já na cidade de Concórdia no dia 20 de junho, onde uma operação conjunta resultou na apreensão de quase 800 kg de maconha. A ação, que contou com o trabalho estratégico da PMSC em parceria com outras instituições, demonstrou a efetividade da cooperação no enfrentamento ao tráfico.

Em Palhoça o dia 19 de junho, a Polícia Militar apreendeu um fuzil calibre 5.56 e uma pistola, fortalecendo o trabalho de desarmamento e garantindo a segurança da população. Além disso, um dia anterior, 18 de junho, mais de 740 kg de maconha foram apreendidos em outra operação realizada na cidade, reafirmando o compromisso da PMSC em combater o tráfico de entorpecentes.

A cidade de São José também foi alvo das ações da Operação 360 Infinito, resultando na apreensão de mais de 120 kg de maconha. Essa apreensão reforça o trabalho contínuo e incansável da Polícia Militar em desmantelar as redes de distribuição de drogas no estado.

Outra apreensão relevante ocorreu em Joinville no dia 18 de junho, onde mais de 313 kg de maconha foram apreendidos. Essa operação, realizada com sucesso, contribui para enfraquecer as organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas na região.

Objetivo

A Operação 360 Infinito visa agir contra o crime organizado em Santa Catarina e não tem data de termino definida. A marca “360” já faz uma alusão às necessidades de perceber e atuar em todas as direções necessárias para a evolução e o aperfeiçoamento da instituição, dos policiais e dos serviços prestados a sociedade catarinense.

Com a utilização de Método, Metodologia e Fundamentação teórica moderna, consolidou-se as bases necessárias para atuação institucional com base científica, além das bases técnicas e doutrinárias. Neste Plano de Comando ficaram definidos as prioridades, objetivos e metas a serem atingidas até 2032, consolidando a PMSC 3.0.

Segundo o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, a Operação já está incorporada ao modelo de gestão 3.0. “Iniciamos a Operação em conjunto com o governador Jorginho Mello em março de forma regional e fomos expandindo para o restante do Estado. Utilizamos a nossa tecnologia e a integração com as demais Forças de Segurança para obtermos esse sucesso”, completou.

De acordo com o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, a Operação 360 Infinito será realizada em todos os municípios do Estado e de forma ininterrupta. “A Operação englobará as ações operacionais da PMSC de forma que ela não terá data para terminar e será realizada 24 horas por dia pelos nossos policiais”, afirmou Machado.

 

Outras Notícias