Geral

Vigilância Sanitária deve iniciar nos próximos dias a fiscalização da venda de álcool liquido

Vigilância Sanitária deve iniciar nos próximos dias a fiscalização da venda de álcool liquido

 

A Vigilância Sanitária Ituporanga deve iniciar nos próximos dias a fiscalização dos estabelecimentos que comercializam o álcool líquido para uso doméstico - com teor alcoólico superior a 54º GL.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a partir do dia 29 de janeiro, a venda de álcool líquido em todo o território nacional.

A determinação atinge apenas esse teor específico maior de 54 graus que agora só poderá ser vendido na forma de gel ou com embalagem de no máximo 50 ml. Os produtos comercializados para fins hospitalares e industriais continuam liberados.

A multa para os estabelecimentos que estiverem em situação irregular pode variar de R$ 2 a R$ 7 mil reais, dependendo da gravidade e da quantidade do estoque.

A proibição do álcool liquido com teor maior de 54 graus, é uma disputa que dura mais de dez anos.

Em 2002 Anvisa proibiu a comercialização e fabricação do álcool líquido.Os fabricantes entraram na Justiça e conseguiram suspender a determinação. Em agosto de 2012, em outra decisão judicial, a proibição voltou. O prazo era de 180 dias para que as indústrias pudessem se readequar.

Por Adriane Rengel

Outras Notícias