Geral

Secretaria de Estado da Defesa Civil emite nota sobre reinvidicação dos indígenas na barragem Norte

Manifestantes reinvidicam melhorias na infraestrutura e saúde; Estado anuncia construção de 30 unidades habitacionais na reserva indígena

Secretaria de Estado da Defesa Civil emite nota sobre reinvidicação dos indígenas na barragem Norte Rede Web TV

Na manhã desta quinta-feira (6), integrantes da comunidade indígena derrubaram parte do muro da Barragem Norte, localizada em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí. O ato é uma manifestação diante do que consideram descumprimento de acordos por parte do governo estadual, relacionados a melhorias de infraestrutura e saúde na Terra Indígena Ibirama-La Klãnõ.

Em resposta, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina classificou a ação como "lamentável e desnecessária", reafirmando o compromisso do governo em buscar soluções para as pendências antigas com a comunidade indígena de José Boiteux. A nota destaca que nenhuma tratativa será feita com base em atos de vandalismo, mantendo sempre o diálogo institucional e o respeito mútuo como pilares.

NOTA À IMPRENSA

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina vem a público manifestar sua posição sobre o ocorrido na manhã desta quinta-feira (06), na Barragem Norte, em José Boiteux. A derrubada de parte do muro da estrutura por integrantes da comunidade indígena foi um ato lamentável, desnecessário, que mais uma vez destrói o patrimônio público. O Governo de Santa Catarina reafirma seu compromisso por solução das pendências antigas com a comunidade indígena de José Boiteux e que nenhuma tratativa será feita com base em atos de vandalismo, mantendo-se sempre o diálogo institucional e o respeito mútuo como pilares.

A Secretaria reafirma seu compromisso com o diálogo e trabalha na busca por soluções que atendam tanto às necessidades da população indígena quanto a segurança hídrica do Vale do Itajaí, que está diretamente condicionada a manutenção da Barragem Norte. 

Prova disso é que já estava previsto na programação do evento do projeto Santa Catarina Levada a Sério, realizado na Cidade de Rio do Sul, a assinatura do Termo de Compromisso entre o Governo do Estado e o Município de José Boiteux. O documento assinado pelo Governador Jorginho Mello prevê a construção de 32 unidades habitacionais de alvenaria (57,12 m² cada), sendo 30 destinadas à Reserva Indígena e 2 para moradia de párocos.

A ação dá início ao cumprimento do acordo com o Ministério Público Federal, bem como cumprimento de decisão judicial. O investimento total é de R$ 3.656.378,88 em recursos estaduais.

A Secretaria reforça a importância do diálogo e da cooperação entre todas as partes envolvidas para garantir que as medidas adotadas contemplem o desenvolvimento da infraestrutura necessária e o respeito aos direitos da comunidade indígena.

Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Outras Notícias