Política

Renúncia do prefeito Joares Ponticelli e vice gera eleição indireta em Tubarão

A carta de renúncia será lida na sessão da Câmara nesta noite de segunda-feira (10), a partir das 18h .

Renúncia do prefeito Joares Ponticelli e vice gera eleição indireta em Tubarão Ilustração Internet

A cidade de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, terá eleição indireta para definir os nomes que irão ocupar os cargos de prefeito e vice. A determinação foi divulgada pela Câmara de Vereadores, após renúncia formalizada por Joares Ponticelli (PP) e o vice Caio Tokarski (União Brasil). Os líderes políticos estavam no último ano do segundo mandato à frente do executivo. Ambos foram presos em 14 de fevereiro deste ano na Operação Mensageiro.

A carta de renúncia foi entregue oficialmente ao presidente da Câmara, Jairo Cascaes (PSD). Após uma reunião interna entre os vereadores, a informação foi confirmada em coletiva de imprensa realizada no fim da manhã desta segunda-feira (10). Mas ainda na noite de domingo (9) os advogados de Ponticelli e Tokarski entraram em contato com o presidente.

“Para minha surpresa, eles me apresentaram a carta renúncia do cargo. Feito isso, assinei e protocolei como recebido o documento”, afirmou Cascaes.

A carta de renúncia será lida na sessão da Câmara nesta noite de segunda-feira (10), a partir das 18h . Um decreto legislativo com os próximos passos do processo, está sendo elaborado no plenário e também deve ser apresentado no mesmo ato.

O presidente também afirmou que uma reunião com os parlamentares será realizada ao longo da semana, para deliberar um segundo decreto que determine as exigências da eleição indireta. O prazo previsto para a escolha dos novos gestores deve acontecer em 30 dias, válido a partir desta segunda-feira.

Eleições indiretas

Segundo a presidência da Câmara, o prazo para as eleições indiretas em Tubarão já corre a partir do recebimento da carta renúncia. O TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) e o STJ (Superior Tribunal de Justiça) serão comunicados da decisão.

A votação será realizada pelos vereadores de forma aberta e nominal. Tubarão conta com 15 parlamentares. Para levar a eleição, a chapa com o novo prefeito e vice deve contabilizar oito votos favoráveis. Gelson José Bento (PP) assumiu o cargo de prefeito interino após o afastamento de Ponticelli, ele deixará o cargo depois da eleição dos novos gestores para comandar o executivo.

As regras para a eleição serão estabelecidas e divulgadas nos próximos dias pela Câmara. Qualquer cidadão que esteja apto aos pré-requisitos eleitorais poderá concorrer.

Líderes do executivo são investigados

Desde dezembro de 2022, a Operação Mensageiro investiga fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa no setor de coleta de lixo em Santa Catarina.

Joares Ponticelli e Caio Tokarski foram presos em 14 de fevereiro deste ano. O TJSC concedeu liberdade provisória a Ponticelli no dia 29 de junho, ele segue monitorado pela Justiça com tornozeleira eletrônica. Tokarski teve o pedido de soltura negado e segue preso.

Darlan Mendes da Silva também foi preso em meio as investigações, ele ocupava o cargo de gerente de gestão municipal de Tubarão, teve o pedido de liberdade aceito nos mesmos moldes de Ponticelli.

Em vídeo divulgado na internet no dia 3 de julho, Ponticelli destacou o trabalho da defesa para a diminuição das medidas cautelares, com o intuito de retornar o mais breve possível à cadeira do executivo: “Para nos permitir voltar plenamente às nossas atividades”. Contudo, a carta renúncia foi protocolada e não pode ser anulada, segundo o legislativo.

 

Outras Notícias