Esporte

Governador surpreende e revela data para retorno do público aos estádios de SC

Governador surpreende e revela data para retorno do público aos estádios de SC

 

O governador Carlos Moisés, por meio de um perfil em uma rede social, comunicou a data para o retorno do público aos estádios de futebol: 15 de setembro.

As regras para essa retomada, no entanto, ainda deverão ser confirmadas e oficializadas pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) e Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina).

Foi até com uma certa surpresa que o governador Carlos Moisés, em rápido manifesto, confirmou o retorno dos torcedores aos espaços esportivos, sobretudo, estádios de futebol.

Sob o argumento de se posicionar como um dos “estados que mais vacinam”, o chefe do Executivo denominou a decisão como uma espécie de “passo à frente”.

Uma semana da portaria

No início do mês o Governo de Santa Catarina, por meio da SES, publicou uma nova portaria estendendo o veto do público, nos estádios, até o final do mês.

A medida, inclusive, gerou revolta por parte da FCF (Federação Catarinense de Futebol) que chegou a se declarar “estarrecida” com a determinação do governo do Estado.

Ainda na semana passada, em trabalho de repercussão da decisão, o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, elencou alguns fatores para o retorno do público aos estádios: cobertura vacinal, evolução dos casos da Covid-19 e disseminação da variante Delta pelo Brasil.

A reportagem ainda tentou o contato junto a SES, já no decorrer da noite desta quarta-feira, mas até a publicação do material não havia conseguido um retorno.

Em consulta a edição do DOE (Diário Oficial do Estado), desta quinta-feira, também não havia informações sobre a intenção do Executivo no que diz respeito a liberação da presença do público.

A expectativa é que, além do futebol, o setor de eventos também tenha “novidade” sobre liberações e adaptações na presença do público.

FCF já elencou jogos aptos a receberem público

Em nota oficial assinada já no decorrer da noite, a FCF se disse “satisfeita” e projetou jogos da Série B do Catarinense e da Copa SC com a presença de torcedores.

Confira a nota assinada pela entidade, na íntegra:

O Governo do Estado de Santa Catarina confirmou nesta quarta-feira (08/09) a liberação de presença de público em jogos de futebol no Estado. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) realizou uma audiência com autoridades da Secretaria de Saúde do Governo na segunda-feira (06/09) reforçando o pedido de liberação de público.

Dessa forma, os dois jogos da decisão do Campeonato Catarinense da Série B e a Copa Santa Catarina, que inicia no próximo dia 15, contarão com público. “Ficamos satisfeitos em poder contar novamente com torcedores nos estádios. Essa pandemia tem sido muito severa para todos e os nossos clubes sofreram muito com isso. Agradecemos ao Governo do Estado, em nome do Governador Carlos Moisés e do Secretário de Saúde, André Mota Ribeiro, por se sensibilizarem com a questão que é tão importante e que envolve um grande número de famílias”, destaca o presidente da FCF, Rubens Angelotti. “Agora nosso foco vai ser em trabalhar para aplicar corretamente os protocolos e conscientizar os torcedores para poder acompanhar as partidas em segurança”, complementa.

 

Outras Notícias